segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Objecto da Sociologia


1. Verifique que a atribuição de maior interesse às regularidades sociais ou às singularidades depende da perspectiva de análise.

De facto, dá-se mais importância ou menos importância às regularidades sociais dependendo das perspectivas de análise. Se nos referirmos à perspectiva de Durkheim, ele toma os factos sociais como coisas, levando ao extremo as acções das pessoas, uma vez que, ele refere que elas eram influenciadas pelas estruturas sociais e que se podiam estudar como se de um fenómeno natural se tratasse. Em relação à perspetiva de Weber, ele destaca-se mais por apresentar uma teoria que estudo o comportamente dos indivíduos, e de que maneira isso influenciava o meio em que vivem com o resto da sociedade.

2. Identifique o objecto de estudo da Sociologia.

O objecto de estudo da sociologia são os factos sociais.

3. Caracterize os factos sociais.

Os factos sociais são factos que consistem em maneiras de interagir, de raciocionar e de sentir, perante uma sociedade. Tambem são dotados de um poder coercitivo, ou seja, é o poder de convencer alguém a fazer algo que se quer, do qual se lhe impões. Como por exemplo levar uma sociedade a ser consumista.

4. "Nem toda a classe de acção é acção social. O comportamento intimo só é acção social quando se orienta pelo comportamento dos outros. Também não o é, por exemplo, a conduta religiosa quando permanece contemplação, oração solitária, etc. A actividade económica (de um indivíduo) só o é na medida em que toma em consideração o comportamento de terceiros".
Comente estes exemplos de Max Weber.

5. Que papel nos cabe a cada um na determinação do nosso próprio futuro?
Responda à questão acima distinguindo a perspectiva durkheimiana da perspectiva weberiana.

Segundo a perspectiva durkheimiana , o nosso papel para o futuro consiste em interagir, sentir e pensar exteriores ao individuo. Segundo a perspectiva weberiana temos de estudar o comportamento dos individuos e a avaliação do mesmo, em relação com a sociedade em questão.

6. Partindo do vídeo, indique alguns temas que serão objecto de estudo em Sociologia.

Poesia, História, Geografia, Cultura, Economia, Valores Morais e Éticos, Religião, Estética e Papeis familiares. 

Dos temas, os que são temas que podem ser Objeto de estudo em sociologia são: História, Cultura, Valores Morais e Éticos, Religião, e Papeis Familiares.

Sem comentários:

Enviar um comentário